5-passos-para-te-ajudar-a-sair-das-dividas

5 passos para te ajudar a sair das dívidas

Dívidas. A palavra que corremos para longe só de ouvir, mas que muitas vezes se torna parte da nossa rotina. No Brasil, inclusive, as dívidas estão na maioria das famílias.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras com dívidas no mês de agosto atingiu 72,9%, um novo recorde mensal. 

Além do número de endividados, outro percentual que vem aumentando é o de famílias com mais de 50% da renda mensal comprometida com suas dívidas. Essa proporção chegou a 21,1% do total de famílias endividadas em agosto.

Ou seja: os débitos são uma preocupação de muitos brasileiros. Mas com muito planejamento, esforço e comprometimento, podem deixar de existir.

Como? Continue a leitura para descobrir!

Como acabar com as dívidas em 5 passos?

1º passo – Diagnostique a situação

Imagine que Luana acordou com uma terrível dor de estômago e decide ir ao médico para investigar a dor. Agora imagine que suas finanças são a Luana e você é o médico.

Para você conseguir acabar com as dívidas, é necessário primeiro entender como é a sua rotina financeira. Algumas perguntas que você deve fazer para melhor diagnosticar sua situação são:

  • Quais são as minhas dívidas atuais?
  • Qual o valor total delas?
  • Quais são os juros cobrados em cada uma das dívidas?

Mas para que o diagnóstico seja completo, o médico de Luana não perguntará apenas a sua dor. Ele precisa entender a causa da dor, assim como você precisa entender o que causou a(s) dívida(s). Pode ser maus hábitos financeiros, salário mais baixo que as contas e até imprevistos que afetaram o orçamento da família. 

O estilo de vida tem uma grande influência na saúde física, e também na financeira. Por isso, você também deve se perguntar:

  • Quais são as minhas receitas atuais?
  • Quais são os meus gastos fixos, como aluguel e plano de saúde? 
  • Quais são os meus gastos variáveis, como energia, água e alimentação?
  • Quais são meus gastos adicionais, como lazer, jogos, livros e roupas?
  • Qual ou quais desses gastos podem ser cortados ou reduzidos?

Leia também: O que acontece se não pagar o financiamento imobiliário?

2º passo – Crie sua “receita” para sair das dívidas

Após analisá-la, o médico de Luana a diagnosticou com uma gastrite e receitou alguns medicamentos e ações para acabar com o problema. E assim como o médico, você criará a sua receita financeira para sair das dívidas.

Dentre todos os débitos em aberto, quais você gostaria de eliminar primeiro? Se não sabe por onde começar, não se esqueça que o cheque especial e os cartões de crédito são os que possuem as taxas de juros mais altas.

Outra sugestão é começar por uma ou duas dívidas mais baixas, que podem ser quitadas com facilidade. Isso lhe dará mais energia e confiança para acabar com outros débitos.

E se você é um pouco desorganizado, uma dica de ouro é buscar um novo crédito com uma baixa taxa de juros que dê para quitar todas as dívidas. Assim, você ficará com apenas um valor em aberto, que facilita o planejamento e diminui o tamanho da dívida.

Além disso, todas as respostas do passo anterior devem servir de base para o novo orçamento. Cortar supérfluos, como roupas e sapatos, e reduzir gastos são imprescindíveis para garantir um futuro sem dívidas.

Não se esqueça de também buscar opções de rendas extras para complementar o orçamento, como vender objetos sem uso na sua casa, dar aulas particulares e se tornar um cliente oculto.

Quais gastos posso reduzir?

São várias as opções de redução de gastos dentro do orçamento, como:

  • Renegociar o aluguel ou procurar um espaço mais econômico para morar
  • Diminuir o consumo de água e energia elétrica
  • Trocar planos de internet e celular
  • Cancelar cartões de crédito com anuidade
  • Cancelar os pacotes de serviços do banco e ficar só com os serviços essenciais
  • Reduzir o pacote de TV a cabo ou até mesmo cancelá-lo
  • Cancelar algum streaming de séries, filmes ou música
  • Comprar medicamentos de marcas genéricas
  • Ir ao supermercado com uma lista de compras (e segui-la à risca)
  • Experimentar alimentos e produtos de limpeza de marcas mais baratas.

3º passo – Transforme a nova rotina em um hábito

Você sabia que 50% das pessoas desistem dos planos de Ano Novo no mês de janeiro? Transformar nossos desejos em hábitos é mais difícil do que parece, mas não é impossível!

Para adotar uma rotina mais saudável financeiramente, não espere uma grande mudança do dia para a noite. Apesar das dívidas não pararem de crescer, tentar implementar várias grandes ações de uma vez podem te levar a desistir com mais facilidade.

Assim como Luana, que precisou cortar aos poucos alimentos que atacavam seu estômago, comece aos poucos. Ao invés de sair para comer no sábado e no domingo, escolha apenas um dia. São essas pequenas escolhas que causarão um maior impacto no futuro.

4º passo – Encontre ajuda em lugares inusitados

Você quer uma ótima sugestão para sair das dívidas? Procure ajuda em lugares inusitados, como seus credores.

Assim como você espera quitar esses compromissos, os seus credores esperam receber seu dinheiro – e estão dispostos a te ajudar com isso. Com uma conversa honesta e aberta, você pode conseguir desde um prazo maior para pagamento até uma redução no valor das parcelas.

Muitas empresas e bancos também oferecem ótimos descontos em pagamentos à vista. Nesse caso, pode valer a pena esperar alguns meses, juntar o dinheiro e depois investir em uma negociação. Outra sugestão são os Feirões Limpa Nome da Serasa, que trazem várias vantagens.

https://www.youtube.com/watch?v=J_ED7_6OyUY&t=12s

5º passo – Evite cair em tentação

Luana é formiguinha, adora um brigadeiro pós-almoço ou uma barra de chocolate durante o lanche da tarde. Mas os doces podem atacar seu estômago, então ela decide parar de passear pela área de guloseimas do mercado.

Se cair em tentação nas compras é uma das causas das suas dívidas, tome cuidado com as visitas aos shoppings e nas comunicações digitais, como e-mails com promoções e cupons nas redes sociais.

E quando realmente precisar comprar algo, procure fazer pesquisas de preço ou esperar épocas com descontos adicionais, como a Black Friday. Você não precisa deixar de comprar algo ou se privar de alegrias, mas é importante buscar opções mais econômicas.

BÔNUS: 6º passo – Não deixe de cuidar da sua saúde financeira

Acabaram as dívidas? Parabéns por conquistar esse feito incrível! Mas não se engane: a sua vida não pode voltar a ser o que era.

Assim como Luana, que voltou a comer doces apenas aos finais de semana, você precisará ter uma nova atitude para a vida pós-dívidas. Isso é:

  • Começar a juntar dinheiro para uma reserva de emergência e sua aposentadoria
  • Seguir com algumas concessões para evitar criar dívidas
  • Escrever seus sonhos e entender quanto dinheiro é necessário para alcançá-los
  • Evitar compras por impulso. Caso queira algo, escreva em uma lista e analise se daqui há um mês essa compra ainda faz sentido
  • Se planejar para gastos supérfluos, como compras de roupas e viagens.

Entendeu como sair das dívidas?

Não vamos mentir: quitar todas as dívidas é um processo longo, complexo e muitas vezes desanimador. Mas ele pode ser mais fácil com a ajuda de uma consultoria financeira personalizada.

Na Duoo Finanças nós te ajudamos a sair das dívidas, assim como organizar as contas, começar a investir e conquistar objetivos. Tudo de forma fácil e objetiva!

Gostou? Faça o nosso diagnóstico financeiro gratuito e dê o primeiro passo para viver mais tranquilo.


Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Então bora lá?

Quer se aprofundar nesses assuntos? Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Mas antes só precisamos de algumas informações: