como-evitar-compras-por-impulso-7-dicas-para-controlar-as-financas

Como evitar compras por impulso: 7 dicas para controlar as finanças

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma compra por impulso. Desde uma camiseta diferente até um computador em uma mega promoção, as compras sem planejamento são um problema para grande parte dos brasileiros.

Se você também tem problemas para resistir às compras e seguir seu orçamento mensal, esse texto é para você!

Compras por impulso: um dos vilões do bolso dos brasileiros

Em uma pesquisa realizada pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 52% dos brasileiros já fizeram pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses avaliados. 

De acordo com esse estudo, realizado nas 27 capitais brasileiras, os produtos responsáveis pelos maiores gastos desnecessários são:

  • Roupas (29%)
  • Calçados (19%)
  • Eletrônicos/celulares (18%)
  • Perfumes/cosméticos (12%).

Já entre os motivos para as compras por impulso, o campeão são os descontos e promoções, mencionados por metade da amostra (50%). 

E se você achou esses dados alarmantes, olha só essa pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL): 41% dos consumidores que afirmaram comprar por impulso têm contas atrasadas, sendo que 23,3% estão com o nome sujo em serviços de proteção ao crédito.

Dois em cada dez consumidores ouvidos (21,8%) realizam compras por impulso frequentemente, sendo que os locais mais recorrentes para esse tipo de compra são as lojas de rua (34,6%), o shopping-center (21,5%), o supermercado (15,2%) e as lojas virtuais (11,6%).

Afinal, como evitar as compras por impulso?

Infelizmente gastar e se arrepender é mais comum do que gostaríamos. E o erro não é comprar, e sim comprar algo que não precisa ou não consegue pagar.

Se você quer evitar isso, olha só as 7 dicas que separamos abaixo.

Entenda o que te motivou a fechar uma compra

Será que você está “descontando” algum sentimento nas compras ou o marketing que foi persuasivo? Muitas vezes sentimos necessidade de adquirir um serviço ou produto sem saber sequer o motivo desse desejo.

Você já pediu comida porque estava cansado ou comprou uma blusa nova porque estava triste? Como você se sentiu depois?

Quando compramos algo, nosso organismo libera um hormônio chamado dopamina. Ele é responsável por gerar felicidade, bem-estar e motivação, fazendo com que a gente se sinta bem quando compra algo que desejamos.

Entretanto, essa sensação é passageira – especialmente quando usamos uma compra para encobrir problemas emocionais, como:

  • Solidão
  • Angústia
  • Ansiedade
  • Vazio.

Esse fenômeno se tornou tão comum que ganhou até mesmo nome: armadilhas psicológicas financeiras. 

Elas podem levar as pessoas a tomarem decisões inconscientes que atrapalham suas finanças e a conquista de metas. Ou seja, a pessoa ganha o prazer imediato da compra e ignora as consequências da decisão.

Defina objetivos que trarão mais foco à sua rotina financeira

Uma viagem, uma casa maior ou uma bolsa de marca. Independente do seu sonho, se você tiver um objetivo que te faça querer juntar dinheiro, será muito mais fácil deixar os gastos por impulso de lado. 

Nossa sugestão é deixar esse objetivo como tela do computador ou celular. Ao lembrar dele, você pensará duas vezes antes de gastar à toa.

Leia também: O que é reserva de emergência?

duoo-financas-faca-listas

Faça listas

As listas são ferramentas já muito conhecidas e usadas por várias pessoas na hora de ir ao mercado.

Mas elas também podem ser muito úteis nos passeios ao shopping ou nas lojas de rua. Com as listas, você consegue ter a noção exata do que precisa comprar, não dando margem para levar aquilo que é supérfluo. 

Outra lista que pode ajudar é uma lista dos desejos. Nela, você escreverá o que sentiu vontade de comprar, mas não fechará o pedido. Ao deixar a compra para depois, você é forçado a refletir se realmente vale a pena levar o produto. Isso é, se você sequer lembrar que o queria.

Se descadastre dos e-mails das lojas e de promoções

Se você está recebendo uma enxurrada de conteúdos com novidades e promoções de lojas, se descadastre das listas de e-mail. Além de encherem sua caixa de entrada com produtos que você provavelmente nem precisa, elas te deixam com vontade de comprar. 

Afinal, se a carne é fraca, por que passar vontade, né?

Use a lei a seu favor

Segundo o art. 49. do Procon, o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Ou seja, se arrependeu de uma compra online? Retorne o produto e pegue seu dinheiro de volta!

duoo-financas-criar-um-planejamento-financeiro

Crie um orçamento específico para compras supérfluas

Não vamos negar, o ideal para quem é “adepto” das compras por impulso é criar um orçamento para todas as áreas relacionadas da vida, como forma de ter um melhor controle financeiro.

Mas se você achar que isso é muito difícil de colocar em prática, um passo mais simples é criar um orçamento específico para compras supérfluas. Não importa se este orçamento será usado em uma roupa nova ou uma xícara de café sempre que desejar. 

Definir um valor para os gastos com besteiras vai te ajudar a pensar melhor na compra, evitando o impulso indesejado. Seu bolso e o quartinho das tranqueiras agradecem!

Leia também: Quer fazer renda extra? Veja 3 pontos-chave e 15 ideias para começar a ganhar dinheiro hoje!

Contrate uma consultoria especializada

Não vamos mentir: evitar todas as compras por impulso e viver uma vida com mais controle financeiro é um processo longo, complexo e muitas vezes desanimador. Mas ele pode ser mais fácil com a ajuda de um especialista financeiro!

Na consultoria da Duoo Finanças, nós te ajudamos a sair das dívidas, assim como organizar as contas, começar a investir e conquistar objetivos. Tudo de forma fácil e objetiva.

Gostou? Fale com a gente e saiba como funciona!

conquiste-seus-sonhos-com-o-planejamento-financeiro-certo

Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Então bora lá?

Quer se aprofundar nesses assuntos? Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Mas antes só precisamos de algumas informações: