Quer fazer renda extra? Veja 3 pontos-chave e 15 ideias para começar a ganhar dinheiro hoje!
Muitas pessoas pensam que para acabar com as dívidas ou juntar mais dinheiro, é necessário economizar. Mas e se ao invés de reduzir os gastos, você aumentasse a receita com uma renda extra?
A vontade de ter uma renda extra e empreender é tanta que já faz parte dos sonhos de 60% dos jovens de até 30 anos. Segundo a Globo, 24% dos jovens das classes A, B e C já têm negócio próprio em busca de independência financeira e autonomia no trabalho.
Você também quer ter um negócio próprio – ou pelo menos ganhar um dinheiro extra no final do mês? Continue a leitura e veja como começar a ganhar mais dinheiro!
Os 3 pontos-chave para começar a fazer renda extra
Fazer renda extra pode significar infinitas possibilidades, não é mesmo? Desde vender cosméticos a dar aulas de idiomas, cada pessoa tem interesses e sonhos diferentes. Mas existem 3 pontos-chave que todos precisam considerar para começar a fazer renda extra. Confira!
1. O que eu vou vender?
Para começar a ganhar mais dinheiro, você precisa ter algo para vender aos seus clientes. “Mas, Duoo, eu tinha pensado em fazer renda extra com aulas de piano. Não sei se tenho o dom para vender coisas”
Apesar de você não estar oferecendo um produto, você está vendendo algo! Ao pensar no que vender, podem estar inclusos:
- Produtos de terceiros, como jóias e cosméticos;
- Criações próprias, como alimentos e artesanato;
- Pertences, como roupas e móveis;
- Conhecimento, como aulas e consultorias.
Ou seja, independente da sua área de atuação, não se esqueça de que você será um vendedor.
2. Para quem eu vou vender?
Agora que você já sabe o que venderá às pessoas, a próxima pergunta que você deve responder é para quem deseja vender.
Caso você escolha oferecer aulas de piano, com qual público deseja trabalhar? Crianças e adolescentes que nunca tocaram o instrumento? Adultos que querem voltar a praticar esse hobby?
Saber quem é a persona, quem comprará seu produto ou serviço, é essencial para o sucesso do seu negócio. A persona nada mais é que um personagem criado para representar um cliente ideal que você espera alcançar.
E para determinar sua persona, algumas características que devem ser determinadas são:
- Idade
- Gênero
- Escolaridade
- Renda média
- Localização
- Hábitos de consumo
- Interesses
- Profissão
3. Por onde eu vou vender?
Usando o exemplo acima, foi determinado que as aulas de piano serão vendidas para crianças e adolescentes. Mas onde você encontrará seus clientes?
É claro que quanto mais espaços de divulgação, maiores serão as chances de você conquistar novos clientes. Mas focar em muitas áreas pode dar muito trabalho, por isso, escolha um ou dois métodos de divulgação e invista seu tempo e dinheiro neles.
Redes sociais, aplicativos, sites próprios, marketplaces, lojas físicas são algumas das opções dependendo do que você está vendendo. E caso sua renda extra envolva produtos, considere também o armazenamento e entrega das mercadorias, ok?
Dica extra: Produto Mínimo Viável
E aí, você imaginava que haviam tantos pontos a serem considerados ao planejar uma fonte de renda extra?
Apesar deles serem importantes para começar o seu negócio de sucesso, não espere estar tudo perfeito. Aplique o método Produto Mínimo Viável, em que o produto é lançado na sua versão mais simples com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.
O seu produto precisa resolver o problema de alguém e só vendendo vai conseguir ter a resposta. Pense, crie, venda. Estude o processo, otimize e venda de novo. Esse é o ciclo!
Se você quer uma abordagem ainda mais aprofundada desses 3 pontos-chave, confira o episódio do nosso podcast onde abordamos em mais detalhes esse assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=IZOnnfXJXUE&t=1s
Eu não sei o que fazer para ter uma renda extra. E agora?
Você quer fazer uma renda extra, mas não sabe no que dedicar seu tempo? Olha só essas 15 possibilidades de aumentar o seu faturamento mensal:
- Alugue sua casa ou quarto no Airbnb
- Crie produtos artesanais, como sabonetes, velas, decorações e acessórios
- Crie um canal no Youtube ou blog
- Cuide de animais de estimação
- Dê aulas particulares
- Faça e venda comidas e doces
- Faça ensaios fotográficos
- Ofereça serviços de beleza, como corte de cabelo, maquiagem e manicure
- Pegue freelas em sites como 99Freelas e Workana
- Revenda cosméticos
- Se torne assistente virtual
- Seja cliente oculto, onde você é contratado por lojas para avaliar a qualidade dos serviços e identificar falhas que atrapalham a experiência do cliente
- Trabalhe vendendo infoprodutos
- Venda produtos por dropshipping
- Venda coisas paradas na sua casa, como roupas e móveis
Não se esqueça que os resultados podem demorar para aparecer, já que a maioria desses tipos de renda extra dependem da criação de uma base de clientes.
Por isso, nós sugerimos que você comece a buscar uma renda extra o quanto antes, ao invés de esperar um momento de necessidade para colocar seu plano em ação.
Por que fazer uma renda extra?
Ok, agora você já está mais preparado para fazer uma renda extra. Mas ainda não respondemos o porquê que você deve se dedicar a um projeto nas horas vagas. Alguns dos benefícios desse investimento são:
Ajudar a pagar as contas
Se você está entrando em dívidas – ou já está cheio delas – a renda extra pode ser uma solução para esse problema. Com esse dinheiro extra será mais fácil zerar os débitos pendentes com cobradores e se livrar do estresse e preocupação que acompanham as finanças.
Leia também: Cheque especial é especial para quem?
Ter uma reserva de emergência
Uma reserva de emergência é essencial para qualquer pessoa. É ela que lhe ajudará quando precisar pagar um curso que você não tinha planejado, substituir alguma coisa que quebrou em casa ou comprar remédios mais caros se você ficar doente.
Ela serve até para pagar as contas se você ficar desempregado ou tiver o salário reduzido durante um período. Isso tudo, claro, sem precisar recorrer ao banco para pedir um empréstimo.
Alcançar metas mais rápido
Imagine que você sonha em um dia ir para Nova Iorque. Ou não vê a hora de quitar o financiamento da sua casa. Com a renda extra, essa meta será alcançada com mais rapidez!
Essa opção também lhe poupa de pedir uma linha de crédito para conseguir dar um passo maior na realização dos seus sonhos.
Investir em educação
Sabe qual é uma das melhores maneiras de crescer na sua profissão? Com a educação.
Muitas pessoas sonham em investir na educação, mas não conseguem arcar com os custos de uma faculdade ou pós-graduação. Mas com a renda extra, esse sonho pode se tornar um objetivo.
E se além de conquistar os objetivos, você também quer otimizar seus investimentos e organizar sua vida financeira, não deixe de conhecer a consultoria financeira personalizada da Duoo Finanças!
Ficou interessado? Fale com a gente e comece a viver mais tranquilo!