Entenda tudo sobre as milhas aéreas e economize nas suas viagens
Você com certeza já ouviu falar nas milhas aéreas e em pessoas que viajaram o mundo sem gastar R$ 1 com passagens. Também é provável que você já tenha ouvido falar que um cartão de crédito é bom porque “paga mais milhas”.
Viajar o mundo apenas com milhas é um exemplo extremo, mas esse tipo de programa pode sim trazer muitos benefícios que ajudarão a sua vida financeira. Continue a leitura para entender o que são milhas aéreas e qual a melhor maneira de utilizá-las!
O que são milhas aéreas?
As milhas são unidades de medida de distância nos EUA, mas foram usadas pelas companhias áreas para se referir aos pontos dos seus programas de fidelidade.
Esse tipo de programa é comum em redes de hotéis, empresas de aluguel de veículos, postos de gasolina, marketplaces e grandes varejistas – que buscam bonificar seus clientes e tentar ser mais atraentes que as concorrentes.
Os pontos são acumulados quando você usa os produtos ou serviços das empresas que oferecem esses programas, e podem ser trocados por passagens aéreas, produtos e serviços.
Ao se inscrever, a cada X reais gastos, você acumula Y pontos. Ou seja, quanto mais gasta, mais acumula.
Atualmente, os principais programas de milhas aéreas no Brasil são:
- Latam Pass (Latam)
- Smiles (Gol)
- Tudo Azul (Azul)
Qual a diferença entre milhas aéreas e os pontos de fidelidade?
Tecnicamente, não existem diferenças entre esses tipos de pontuações.
Mas uma coisa que não dá pra confundir é: quando você faz compras com o cartão de crédito, está acumulando pontos nos programas de fidelidade dos cartões – como Livelo (Banco do Brasil), Esfera (Santander) e Iupp (Itaú).
Esses pontos só se tornam milhas a partir do momento em que você os transfere para os programas de fidelidade das companhias aéreas.
E aqui, vamos aproveitar para te dar uma dica de ouro: sempre busque promoções quando for transferir os seus pontos. Com elas, você pode ter bônus de até 100% e conseguir o dobro de milhas com a mesma quantidade de pontos!
Como acumular milhas aéreas?
Você pode conseguir milhas ao:
- usar os serviços das companhias aéreas
- pagar uma assinatura para fazer parte de clubes de milhas
- transferir os pontos acumulados ao fazer compras no cartão de crédito.
A maioria dos cartões usa o dólar como referência, por isso você vai encontrar cartões que oferecem desde 1 ponto por dólar gasto até 4 pontos por dólar gasto.
Além disso, cada cartão tem sua pontuação e suas regras – e nem sempre 1 ponto vai equivaler a 1 milha.
Mas vale prestar atenção em duas coisas: na data de validade dos pontos e nas anuidades dos cartões.
Data de validade
A maioria dos programas de fidelidade oferecem uma validade de 2 a 3 anos para os pontos. Ou seja, eles precisam ser usados dentro desse período, senão será o mesmo que jogar dinheiro fora.
Mas existem aplicativos como o Oktoplus – que ajuda a fazer a gestão dos pontos, além de enviar notificações quando eles estão prestes a expirar.
Outra dica valiosa para evitar esse “desperdício” é a transferência de pontos nos programas de fidelidade dos cartões para os programas das companhias. Quando você faz isso, a validade das milhas é renovada por mais 2 ou 3 anos.
Mas se suas são as milhas que estão expirando, você não pode usar o mesmo recurso. Não é possível transferir milhas para programas de fidelidade de cartões, apenas o contrário.
Uma última saída é vender essas milhas para sites como Max Milhas e Hot Milhas. Essa não é uma atividade ilegal, mas é coibida pelas companhias aéreas, que colocam um limite de CPFs para qual um usuário pode emitir passagens com milhas.
Anuidades
Por não querer gastar com tarifas ou mudar de banco, muitos optam pelos cartões com anuidade grátis (o que já é incrível para as suas economias!). Mas esses cartões muitas vezes não pontuam em nenhum programa de fidelidade.
Se você é apaixonado por viagens, vale considerar ter um cartão que cobre anuidade para ter milhas e economizar com as passagens.
Lembrando que a quantidade de milhas que você terá vai depender do seu gasto com o cartão. Ou seja, se você tiver um gasto relativamente baixo, provavelmente vai demorar a acumular milhas – e talvez a anuidade seja mais alta que a economia nas passagens.
Por isso, é preciso colocar tudo na ponta do lápis antes de decidir trocar o seu cartão.
Hoje também é possível encontrar vários cartões que oferecem anuidade grátis conforme o volume de gastos. Existem opções isentas de anuidade quando você gasta a partir de R$ 1 mil por mês – uma ótima solução para quem quer o melhor dos dois mundos!
Como usar as milhas aéreas?
Agora chegamos na melhor parte: como gastar todas as milhas aéreas acumuladas durante o processo. Mas não se esqueça que assim como nós gastamos nosso salário, esse gasto precisa ser realizado com consciência e o melhor planejamento possível.
Compra de passagens aéreas
O principal uso das milhas aéreas não podia ser outro: compra de passagens. Com esse resgate, é possível economizar nas viagens e até conquistar o sonho de conhecer outros países.
E quem é mais expert no assunto já sabe que dependendo do lugar que você pretende visitar, é mais vantajoso usar os pontos de uma cia específica. Então pesquise bem para não perder esses detalhes.
Aquisição de produtos
Se você não está com viagens planejadas, uma maneira de gastar seus pontos é através da troca por produtos.
Mas essa transação pede mais cuidado, já que muitas vezes os produtos ofertados saem muito mais caros quando pagos com pontos do que se você comprasse direto na loja.
Pagamento de serviços
Sim, também é possível pagar corridas de Uber e lanches no iFood com os pontos acumulados no cartão de crédito. Entretanto, essa troca também pede atenção por nem sempre valer a pena.
Ou seja, sempre é mais vantajoso usar as milhas aéreas na emissão de passagens.
Viajar é um sonho? Transforme-o em meta!
Se você sonha em conhecer novos países, transforme esse sonho em meta e comece a planejar! Qualquer meta é possível, desde que você invista tempo e determinação nelas – e uma ajuda profissional também pode ajudar e muito, não é mesmo?
É por isso que a Duoo Finanças existe! Se você tem dificuldades em se planejar e organizar suas finanças para alcançar suas metas financeiras, nossa consultoria personalizada pode lhe ajudar.
Ajudamos você a conquistar objetivos, iniciar ou otimizar seus investimentos, organizar as contas do mês a mês e sair das dívidas de forma fácil e objetiva! Fale com a gente e saiba como planejar a viagem dos sonhos agora mesmo!