comprar-a-vista-ou-parcelado

Qual é o melhor para as suas finanças: compra à vista ou parcelada?

Se tem uma pergunta difícil de ser respondida no mundo das finanças pessoais, é o melhor jeito de pagar algo: à vista ou parcelado. Já vamos te avisar que não existe uma resposta padrão para essa pergunta, já que sua resposta depende de uma série de fatores – que abordaremos em mais detalhes abaixo.

Então prepara o papel e a caneta, porque o artigo de hoje está cheio de possibilidades!

Brasileiro está acostumado a comprar parcelado

Para começar esse texto, precisamos entender quem é o brasileiro na hora das compras. E a resposta é: um parcelador.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil e o Sebrae, estima-se que 62,3 milhões de brasileiros têm compras parceladas. As roupas (52%) e os eletrônicos (60%) são os produtos prediletos para essa forma de compra.

Um dado que chama a atenção é que quase metade dos entrevistados (52%) não faz um bom controle dos gastos parcelados, sendo que 13% diz fazer um controle de cabeça e 10% admite não fazer nenhum tipo de controle.

Além disso, 25% dos participantes da pesquisa admitem que foram negativados nos últimos 12 meses devido a compras parceladas não pagas.

Na pesquisa, também foi apontado que a facilidade de acesso à crédito e as campanhas de marketing realizadas pelas empresas facilitam as compras por impulso. 

Para 43% dos entrevistados, as lojas online são as que mais estimulam as compras não planejadas por meio dos parcelamentos, seguidas pelas lojas de departamento (32%).

Ou seja, parcelar as compras pode ser perigoso para quem não faz um bom controle dos gastos ou tem a tendência de comprar por impulso, podendo levar à inadimplência e juros absurdos – especialmente no cartão de crédito.

Mas isso significa que a compra à vista é a melhor opção? Não necessariamente.

O que preciso considerar para decidir se compro à vista ou parcelado?

“Duoo, então como que eu descubro qual é o melhor tipo de pagamento para a minha compra?”. São vários pontos a serem considerados, que vamos abordar em detalhes logo abaixo.

Quão impulsiva é essa compra?

Antes mesmo de decidir se a compra será parcelada ou paga à vista, não se esqueça de checar se ela é realmente necessária. Como mostramos acima, a possibilidade de parcelar deixa tudo mais próximo da nossa realidade e pode influenciar nossas decisões.

Então antes de qualquer compra, se pergunte: 

  • Eu realmente preciso disso? Vou realmente usar?
  • Eu tenho como pagar por isso?
  • Essa compra é mais importante que minhas outras metas financeiras?
  • Se fizer essa compra, ainda vai sobrar dinheiro no fim do mês?

Se a resposta é sim para todas essas perguntas, podemos passar para o próximo tópico!

Essa compra afetará minha reserva de emergência?

Joana precisa comprar uma geladeira nova após a dela ter quebrado. Ela corre até o shopping mais próximo e entra em uma loja de eletrodomésticos, onde encontra uma geladeira com 15% de desconto à vista e 5% de desconto a prazo.

Apesar dessa compra ser uma emergência (onde a reserva de emergência pode ser usada), Joana percebe que o valor da geladeira é o mesmo que tem investido. Ou seja, se ela pagar a geladeira à vista, não terá mais nenhuma reserva de emergência.

Nesse caso, pode valer mais a pena pagar a geladeira parcelada para ainda ter dinheiro disponível diante de um possível imprevisto, mesmo que isso signifique um desconto menor.

duoo-mexer-na-reserva-de-emergencia

Eu tenho um controle real das minhas finanças?

Quanto você ganhou no último mês? E quais foram seus gastos de supermercado na última semana? Quanto renderam seus investimentos no último ano? 

São perguntas como essas que mostram se você tem um controle real das suas finanças – e quanto você pode gastar todos os meses. 

Enquanto pessoas com maior controle financeiro conseguem acrescentar uma compra parcelada sem comprometer outros objetivos, quem ainda está se organizando pode se beneficiar mais de um pagamento único.

Afinal, é fácil esquecer nos meses seguintes de uma compra que você acabou de fazer, mas ela ainda vai continuar comprometendo o seu orçamento.

Quais são os juros do parcelamento?

A maioria das lojas cobra juros para parcelar as compras… E pagar aos poucos pode parecer melhor para o seu mês a mês, mas será que pagar 1% a.m. a mais realmente vale a pena? Sem contar os juros do cartão de crédito em pagamentos atrasados, que são os mais altos do mercado!

Se você acredita que parcelar é a opção ideal, busque o produto em lojas que oferecem parcelamento sem juros. Às vezes, aquela diferença de preço entre lojas pode sumir quando os juros entram na matemática.

Lembrando que muitas lojas falam que não cobram juros no parcelamento, mas oferecem desconto para a compra à vista. O que convenhamos, dá na mesma né?! Então fique atento para não ser levado por esse jogo de palavras!

duoo-juros-e-rendimentos

O que será maior: rendimento ou desconto?

Como acabamos de mencionar, é normal encontrar no Brasil descontos para pagamentos à vista, especialmente quando falamos do pagamento em dinheiro. Mas essa nem sempre é a melhor opção para o seu bolso.

Imagine que uma loja te oferece 5% de desconto caso pague por um produto à vista. Agora avalie o quanto você ganharia caso pegasse todo esse dinheiro e colocasse em uma aplicação segura, como o Tesouro Selic.

Com a Selic atualmente fixada em 12,75% ao ano, claramente investir seria mais vantajoso nesse caso. E pode ser em muitos outros também!

Ou seja, calculadora sempre à mão, especialmente em grandes pagamentos, ok?

Essa compra é psicológica?

Grande parte do que falamos até agora foi matemático. Mas deu para notar que a psicologia também estava presente em parte dos nossos argumentos, não é mesmo?  E a verdade é que ela é um fator essencial na decisão entre uma compra à vista ou parcelada.

Muita gente odeia parcelas por ficar com a sensação de ter dívidas, por precisar de mais atenção com os gastos para não perder o controle, entre outras coisas. Então acabam optando por pagar à vista, mesmo que não fosse matematicamente tão vantajoso.

E tudo bem. Quando o assunto é finanças, dificilmente existem respostas universais.

A resposta mais comum para todas as dúvidas clássicas sempre vai ser o DEPENDE. E essa é a vantagem de ter um consultor financeiro como a Duoo Finanças para te orientar!

Com a nossa consultoria financeira personalizada, você consegue perguntar tudo e mais um pouco e ter respostas direcionadas para a sua vida financeira, além de um planejamento personalizado.

Ficou curioso? Entre em contato com a gente no WhatsApp ou acesse nosso site para saber mais da nossa empresa!

conquiste-seus-sonhos-com-o-planejamento-financeiro-certo

Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Então bora lá?

Quer se aprofundar nesses assuntos? Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Mas antes só precisamos de algumas informações: