Você sabe exatamente quanto ganha todos os meses?

Existem dois tipos de salário: o bruto e o líquido.

O salário bruto é aquele que está registrado na carteira de quem trabalha em regime CLT, o valor mensal total recebido. O salário líquido é o valor que cai na conta todo mês, equivalente ao salário bruto menos todos os descontos.

Os descontos mais comuns são INSS, IRRF, FGTS, contribuição sindical, plano de saúde, transporte, alimentação, empréstimos e convênios. A soma deles significa, aproximadamente, 25% de desconto.

No caso dos autônomos, podemos encontrar duas situações: contratado que recebe via RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) e empresário. No RPA, também são descontados o INSS, IRRF e ISS, sendo que a soma deles corresponde a aproximadamente 15% do valor total.

Já para empresários (MEI, ME, EPP, EIRELI, SA e LTDA), o salário líquido será o prolabore pré-definido e/ou o valor restante após quitar as todas as contas da empresa.
Inclusive, para facilitar a organização, recomendamos não misturar as contas do negócio com suas contas pessoais!

Identificar a nossa receita é importante para calcular o nosso saldo mensal. Caso ele seja positivo, já dá para pensar em planejar nossos objetivos. Mas se ele for negativo, precisamos antes de tudo equilibrar nosso orçamento.


Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Então bora lá?

Quer se aprofundar nesses assuntos? Fale com a gente e saiba como um especialista pode te ajudar!

Mas antes só precisamos de algumas informações: